Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2009-2020

Autoria: IBGE
Ano: 2021

O Sistema de Informagdes e Indicadores Culturais – SIIC’, com periodo de referéncia 2009-2020, chega à sua quinta edição. Inclui estatisticas de cultura, que são instrumentos para compreender essa dimensao relevante da vida das pessoas, relacionada ao entreteni- mento, ao lazer, à socializagio e, finalmente, à economia. A cultura é um setor gerador de renda e emprego.

O projeto foi iniciado em 2004 com uma parceria entre o IBGE e o então Ministério da Cultura. Cabe destacar que, inicialmente concebido como uma ferramenta com vistas a uma conta-satélite de cultura, o SIIC serve atualmente ao propdsito de retratar o setor, ser instrumento para elaboração de politicas publicas, subsidiar de- cisões de investimento publicas e privadas, estudos académicos etc. Trata-se de um compilado de informagées relevantes para atores de diferentes naturezas.

O recorte de cultura abordado aqui é omesmo utilizado na edição anterior, publicada em dezembro de 2019 (com referéncia a 2007- 2018) no que tange a atividades, ocupagdes e produtos. Da mesma forma, mantém como quadro orientador o Marco Referencial para as Estatisticas Culturais (Framework for Cultural Statistics – FCS) da Organizagao das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – Unesco).

Algumas fontes utilizadas aqui se prestam a uma análise de mais curto prazo, muito relevante nesse momento, para dar conta dos efeitos da pandemia de COVID-19; outras permitem delinear a estrutura do setor, viabilizando comparações em um horizonte de dez anos.

Além de atualizar e aprofundar temas, duas inovações se destacam no SIIC 2009-2020: o formato de informativo e a inclusão de estimativas da pesquisa Regiões de Influéncia das Cidades -Recic, do IBGE, no que tange a atratividade para atividades culturais. Em seu portal na Internet, consta ,ainda, um plano tabular detalhado, com dados que possibilitam a exploração dos usuários sob diferentes perspectivas.