How can creative industries benefit from blockchain?

Autoria: Ryo Takahashi
Ano: 2017

Blockchain tem o potencial de se tornar uma poderosa força disruptiva. Uma pesquisa com 800 executivos, apresentada no mesmo livro, sugere que 58% acreditam que até 10% do PIB global será armazenado utilizando a tecnologia blockchain.

A tecnologia blockchain pode fornecer diversas características importantes que podem ser aproveitadas na economia criativa:
– As transações são verificadas e aprovadas por consenso entre os participantes da rede, tornando a fraude mais difícil.
– A cronologia completa dos eventos (por exemplo, transações) que ocorrem é rastreada, permitindo que qualquer pessoa rastreie ou audite transações anteriores.
– A tecnologia opera em uma plataforma distribuída, em vez de centralizada, com cada participante tendo acesso aos mesmos registros de contabilidade, permitindo que os participantes entrem ou saiam livremente e fornecendo resiliência contra ataques.

As implicações dessas características vão muito além do uso original do blockchain em transações financeiras. Qualquer transação, ciclo de vida de produto, fluxo de trabalho ou cadeia de suprimentos poderia, teoricamente, utilizar blockchains.